Mediante a tantas ofertas do mundo, qual a atitude do jovem cristão quando o assunto é namoro?
Algumas interrogações ficam quardadas com os jovens, quando o assunto é sexo, virgindade, ficar (relacionamento, momentâneo, sem compromisso) dentre outros assuntos.
Quando olhamos a bíblia a palavra nos orientará para toda a oferta que o mundo nos oferece, não prontamente o namoro mais diversas situação. Logo entendemos que não acharemos um capítulo ou versículo especialmente falando de namoro, mais um discernimento de modo a abranger aquele cristão que está receptivo a palavra de Deus.
Começando este assunto pela criação, em Genesis 2,18-25, Deus percebendo o homem sozinho, cria os animais e da costela do homem modela a mulher e lhe apresenta. Destacando os versículos 23 “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” 24 "Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne." 25 O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.
Quanto ao sexo antes do casamento o professor Felipe Aquinino (Canção Nova):
"Se você apanhar e comer uma maçã ainda verde, ela vai fazer mal a você, e se estragará. Se você viver a vida sexual antes do casamento, você terá problemas e não alegrias. E poderá ferir a outra pessoa. Além do mais, quando o namoro termina, as marcas que o sexo deixou ficam no corpo da mulher para sempre. Para o rapaz tudo é mais fácil."
Então, como é que você quer exigir da sua namorada o seu corpo, se você não têm um compromisso de vida assumido com ela, para sempre? Não é justo e nem lícito exigir o corpo de uma mulher antes de colocar uma aliança – prova de amor e de fidelidade – na sua mão esquerda.
São Paulo há dois mil anos já ensinava aos Coríntios: “A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido. E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa” (1 Cor 7,4). O Apóstolo não diz que o corpo da namorada pertence ao namorado, e nem que o corpo da noiva pertence ao noivo.
O professor destaca outras conseqüências para os pais dos namorados, como mães ou pais solteiros, a falta de informação aumentando o crime contra a vida (aborto).
Também observa-se ao nosso meio cristãos, jovens que se afastam da PJ, igreja e até mesmo da religião devido o novo relacionamento. Em algumas ocasiões somos lembrados em Mateus 10,37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim...". Há situações em que se adora mais o companheiro ou companheira aponto de colocá-los acima de Deus até mesmo usando a palavra que só cabe ao próprio Deus, "Adorá-lo".
Em outros casos o namorado ou namorada não leva uma vida cristã como seu parceiro(a) então o versículo que nos dá uma visão está em Eclesiástico 3,27 "... Quem ama o perigo nele perecerá."
Segundo Felipe Aquino e Zila
O "ficar" é uma forma diferente de namorar?
Hoje, há dois tipos de "ficar": aquele em que primeiro se conhece o companheiro, o amigo ou o paquera para que depois este realmente se torne namorado, assim como há o "ficar" sem compromisso, sem o namoro.
Fonte: Encontra da Pastoral da Juventude 04/09/2010
http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=881
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/category/namoro/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "Namoro"
Postar um comentário